Agilidades

“O “AGILidades” é uma spin off do Politécnico de Leiria, criada em 2018, que visa o desenvolvimento de Jogos Terapêuticos adaptados à comunidade geriátrica, para a reabilitação de pessoas com disfunção psicomotora ou cognitivo-motora, úteis no processo de reabilitação. A marca tem ainda como objetivo a prestação de serviços de consultadoria técnica e formação em matéria de conceção e testes de desenvolvimento de novos produtos nesta área. Dos projetos mais recentes, destaca-se a personalização de jogos, o desenvolvimento de jogos para ensino aos cuidadores de pessoas com demência, bem como a validação de um manual de Jogos Tradicionais adaptado a populações de risco.”

Fundadora / Chairwoman

   Marlene Rosa é membro integrado do ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde e fundadora/coordenadora do projeto de inovação social “AGILidades” (Marca Registada do IPL). No âmbito deste projeto, a candidata liderou um pedido de patente nacional, 2 prémios em congressos internacionais na área e 2 prémios de financiamento (Prémio Fidelidade Comunidade; Prémio Take-OFF).

   Licenciou-se em Fisioterapia em 2005 pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, iniciando o seu percurso de prática clínica com um foco muito específico na gestão da doença crónica, passando pela prática no ensino inclusivo (2005-2006), pela prática privada (2006-2008), prática hospitalar e em cuidados de saúde primários (2008-2016).Prosseguiu o seu percurso académico em 2008, ingressando num Mestrado em Desenvolvimento Motor e iniciando a sua linha de investigação na doença crónica, especificamente no Acidente Vascular Cerebral. Em 2010 obtém uma bolsa de doutoramento, no âmbito do programa doutoral em Ciências e Tecnologias, especialização em Decisão Clínica/ FCT – SFRH/BD/74927/2010 – Universidade de Aveiro.

  Paralelamente ao seu percurso como investigadora, colabora desde o ano 2004-2005 como docente convidada em várias instituições de Ensino Superior, lecionando na Licenciatura em Fisioterapia, com algumas colaborações interessantes em Ciclos de Mestrado e Doutoramento relacionados com a área. Particularmente no Instituto Politécnico de Leiria, a candidata exerce funções como docente desde o ano letivo 2016-2017 até à atualidade.

CEO

  Licenciado em Direito, Doutorado em Processos de Formação pela Universidade de Salamanca, e em Psicogerontologia pela Universidade de Valência, Pós – Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Educação Permanente e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra. 

  Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Investigador Integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) IPLEIRIA, e Investigador colaborador de vários centros de investigação em diversos países. Presidente e Coordenador Científico da Associação Nacional de Gerontologia Social. Escreveu mais de 300 textos originais, publicados em jornais, revistas e livros de várias nacionalidades e de elevado prestigio como a ACM, Thompson Reuters, Springer e Elsevier.

Consultores

Susana Arranhado

– Licenciatura em Ciências da Nutrição (ISCSEM)

– Mestrado em Cuidados Paliativos (FMUP) – Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, com especialização em Geriatria.

– Docente do ensino superior e formadora certificada Colaboradora do grupo AgeingC do Cintesis (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde).

– Desenvolve a sua actividade na Nutrição Clínica, especificamente em áreas como a geriatria, terapêutica nutricional artificial, desnutrição e feridas, cuidados continuados, cuidados paliativos e paralisia cerebral.

Catarina Tomás

– Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria;

– Licenciada em Enfermagem e Engenharia de Segurança do Trabalho;

– Especialista e Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria;

– Doutorada em Ciências de Enfermagem;

– Docente na Escola Superior de Saúde do IPL;

– Membro integrado no Center for Innovative Care and Health Technology -ciTechCare – Membro colaborador no CINTESIS – NursID.

Inês Lopes

– Terapeuta da Fala, Professora e Investigadora;
 
– Licenciatura em Terapia da Fala, ESSA-SCML;
 
– Mestrado em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos, ESSA-SCML;
 
– Doutoramento em Gestão, ISCTE-IUL;
 
– Prática clínica em cuidados hospitalares, cuidados continuados e clínica privada.

Mónica Braúna

– Terapeuta Ocupacional, Master em Gerontologia Social, doutoranda em Gerontologia e Geriatria na Universidade do Porto.
 
– Desenvolve projetos de investigação na área da pessoa com demência associado ao empowerment dos cuidadores informais na comunidade.
 
– É membro colaborador investigador no CINTESIS com a área de investigação no AgeinC e do Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare) do IPL.
 
– Desenvolve atividades de extensão comunitária com interesse no desempenho ocupacional da pessoa idosa com fragilidade física e cognitiva e na formação e implementação de grupos psicoeducativos dos cuidadores formais nas instituições geriátricas.

Raul Antunes

– PhD em Ciências do Desporto, na Universidade da Beira Interior;

– Mestre em Desporto, especialização Educação Física Escolar;

– Licenciado em Desporto, variante Psicologia do Desporto e Exercício;

– Professor Adjunto Convidado da ESECS – Politécnico de Leiria e da ESDRM – IP Santarém;

– Membro integrado do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV);

– Membro do grupo de trabalho do Desporto Adaptado, da Rede de Escolas com formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público (REDESPP);

– Área Principal de Investigação e Intervenção em Psicologia do Desporto e do Exercício, nomeadamente no que se refere à análise das determinantes e consequências da atividade física em diferentes populações.

Rui Matos

– Licenciado em Educação Física, ISEF Lisboa (atual Faculdade de Motricidade Humana);
 
– Mestre em Desenvolvimento Motor da Criança, Faculdade de Motricidade Humana;
 
– Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Ciências da Motricidade, FMH;
 
– Professor Ensino Superior (ESECS, Politécnico de Leiria);
 
– Subcoordenador do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV);
 
– Criador da modalidade desportiva Tripela;

Nuno Amaro

– Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior;

– Coordenador do curso de Desporto e Bem-Estar da ESECS | Politécnico de Leiria.

Gonçalo Gaspar

– Licenciado em Design Gráfico pela ESAD.CR;

– Especialização em Ilustração Gráfica pela ESAD.CR;

– Curso de Especialização Tecnológica de Ilustração Gráfica na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha;

– Estagiário na Associação DAR‘ (Design Advanced Resources);

– Estagiário na Agência Mago “Comunicação que Marca” – Leiria.