Publicações AGILidades

Na AGILidades os nossos produtos (jogos terapêuticos) e serviços são testados cientificamente pela equipa de investigação, com a finalidade de medir resultados da sua implementação em saúde e bem-estar.

Através deste processo garantimos a qualidade técnica dos nossos produtos e o seu impacto positivo na qualidade de vida dos utilizadores, certificando-os como instrumentos de implementação clínica.

Personalização de protocolos com os jogos AGILidades – intervenção centrada na pessoa idosa

A implementação do jogo com o propósito da promoção e educação para a saúde, especialmente em populações frágeis, como é o exemplo da população idosa, deverá seguir o modelo centrado na pessoa, nas suas necessidades, gostos e preferências. Assim se preconizam os cuidados segundo uma perspetiva biopsicossocial.

Os jogos AGILidades têm vindo a investigar formas e metodologias de personalização do cuidado geriátrico através do jogo.

Apresentamos 2 artigos recentes que visam a utilização de biomarcadores e de sistemas de análise de experiência e jogabilidade para a personalização do cuidado através do jogo AGILIdades.

M. Rosa, S. Lopes, D. Pincegher, R. Pinheiro, R. Martins and E. Silva, “O eletroencefalograma (EEG) na personalização da terapêutica não farmacológica na pessoa com demência – um estudo exploratório com o Programa NeuroÁgil,” 2023 15th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), São Bernardo do Campo, Brazil, 2023, pp. 784-788, doi: 10.1109/INDUSCON58041.2023.10374919

Pincegher, D., Rosa, M., Silva, E., & Frontini, R. (2023). An Analog Game-Based Intervention and a Playability Analysis in the Elderly – A Pilot Study. International Journal of Games and Social Impact, 1(2), 38–56. https://doi.org/10.24140/ijgsi.v1.n2.02

Jogos AGILidades na avaliação da pessoa idosa

A implementação do jogo com o propósito da promoção e educação para a saúde, especialmente em populações frágeis, como é o exemplo da população idosa, deverá seguir o modelo centrado na pessoa, nas suas necessidades, gostos e preferências. Assim se preconizam os cuidados segundo uma perspetiva biopsicossocial.

Os jogos AGILidades têm vindo a investigar formas e metodologias de personalização do cuidado geriátrico através do jogo.

Apresentamos 2 artigos recentes que visam a utilização de biomarcadores e de sistemas de análise de experiência e jogabilidade para a personalização do cuidado através do jogo AGILIdades.

Rosa, M., Lopes, S., Silva, E., Martins, N. (2023). O jogo analógico como sistema de otimização na avaliação da dupla tarefa em pessoas idosas – um estudo exploratório. Retos, 51, 856–863. https://doi.org/10.47197/retos.v51.101271

Rosa, M., Lopes, S. L., & Cavaleiro, A. (2022). O desempenho no jogo Labirinto na avaliação da pessoa idosa – estudo piloto (Performance in Maze board game to assess elderly people– pilot study). Retos,46, 1046–1055. https://doi.org/10.47197/retos.v46.94983

Sandrene Bevilaqua, Kayla Palma, Marlene Rosa. (2024). Utilização do Jogo Sério Labirinto como instrumento de identificação de fragilidades em idosos. Universidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Sobre o Jogo Ta!Ti!: Os resultados obtidos evidenciam o potencial do Jogo das Mãos TATI enquanto instrumento de avaliação das funções executivas e da coordenação motora, em idosos institucionalizados.

Rosa, M., Marinho, R., Gordo, S., Pocinho, R. (2021). O jogo como sistema de avaliação no idoso institucionalizado – um estudo piloto (El juego como sistema de evaluación en ancianos institucionalizados – estudio piloto) (Game performance to assess elderly people in long term care – a pilot study). Retos, 43, 370–378. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89551

Sobre o jogo Mexerico: A velocidade do alcance (um teste  para  a  função  do  membro  superior em desempenho no jogo mexerico) durante tarefas de atenção e memória como um indicador funcional, possibilitando a avaliação funcional de um largo espectro de idosos, incluindo os não ambulantes. Existe uma correlação entre a memória de trabalho avaliada com o jogo mexerico e a independência funcional em idosos institucionalizados, podendo significar que o estímulo desta habilidade contribui para a funcionalidade desta população.

Rosa, M. C. N., Pires, M., Michelle, D. (2019). Velocidade do alcance em tarefas de atenção e memória: validação do teste como marcador funcional na população geriátrica. Scientia Medica, 29(3), 34231. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.3.34231

Relação entre a memória em tarefas de alcance e a funcionalidade em idosos institucionalizados – um estudo piloto utilizando o protocolo agilidades. (2023). Egitania Sciencia, 67-76. https://doi.org/10.46691/es.vi.99

Sobre o Jogo Matriz: obteve-se correlação moderada entre a pontuação média obtida no MATRIZ e o índice de controlo de impulsividade do Teste de Perceção de Diferenças, o que contribui para a validação do desempenho no Jogo Matriz como um indicador das funções executivas na população idosa.

Dias, A., Rosa, M., &#38; Pincegher, D. (2023). A ANSIEDADE E O DESEMPENHO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS PELA POPULAÇÃO IDOSA INSTITUCIONALIZADA – UM ESTUDO PILOTO USANDO O INSTRUMENTO MATRIZ. In Envelhecimento Humano e Contemporaneidade: tópicos atuais em pesquisa (pp. 33–50). Editora Científica Digital. https://doi.org/10.37885/230512985</div

Jogos AGILidades e a pessoa idosa com demência

O jogo sério analógico tem demonstrado efeitos positivos, passiveis de transpor para a vida real ao nível do desempenho funcional físico e cognitivo, capacidade funcional, mobilidade e independência funcional, relacionadas com aumento da participação, menor risco de queda e aumento da integridade e prevenção de deterioração de capacidade cognitiva.

Marlene Rosa, A. T. (2023). JOGO SÉRIO ANALÓGICO NA PESSOA COM  DEMÊNCIA E RISCO DE QUEDA – FUNDAMENTOS  PARA A REABILITAÇÃO. In – Vol. X  Editora Científica Digital – www.editoracientifica.com.br (Ed.), Envelhecimento Humano e Contemporaneidade: tópicos atuais em pesquisa – ISBN 978-65-5360-368-4 (Vol. 10)

Jogos AGILidades e o processo de reabilitação da pessoa idosa

São vários os projetos de investigação que têm comprovado o efeito benéfico dos jogos AGILidades em processos de reabilitação na comunidade geriátrica. Desde o seu potencial efeito na dor crónica, até ao seu efeito no risco de queda [Projeto de Doutoramento em Parceria com a Universidade do Algarve], ou na reabilitação funcional dos membros superiores, passando pelo estudo profundo dos determinantes da aprendizagem através do jogo na pessoa idosa com fragilidade cognitiva.

Ana Maria Conceição Tomé, Sandra Cristina Cozinheiro Fidalgo Rafael Gamboa Pais, e Marlene Cristina Neves Rosa. 2023. «BEFall- Efeito Do Jogo sério analógico No equilíbrio E Risco De Queda Em Idosos Na Comunidade, Na região Do Algarve – Protocolo De Estudo». RIAGE – Revista Ibero-Americana De Gerontologia 4 (Dezembro). https://doi.org/10.61415/riage.83

LTAA22-PRP-14698 – Determinantes da aprendizagem através do jogo na pessoa idosa com fragilidade cognitiva

LTAA22-42616 – A tarefa motora dos membros superiores avaliada em contexto de jogo aleatório ou de medida de repetição – uma perspetiva sobre a performance na pessoa com demência

LTAA22-56572 – O envolvimento da pessoa com demência durante um Jogo analógico a pares – qualidade e quantidade de interações

LTAA22-81389 – Desafios cognitivos e a performance num jogo de locomoção em idosos com fragilidade cognitiva

LTAA22-88945 -A apatia e a performance no jogo em pessoas com demência – um estudo piloto

Rosa, M. N., Gordo, S., Pocinho, R., Marinho, R. (2021). Uso de um jogo de tabuleiro na reabilitação dos membros superiores de idosos institucionalizados em Portugal: um estudo piloto quase-experimental. Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 11(4), 657–670. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i4.3944

Os Jogos AGILidades e a capacitação das equipas técnicas para um novo paradigma de envelhecimento saudável

A construção de um novo paradigma de envelhecimento saudável com mediado pelo jogo analógico pressupõe capacitar e instruir as equipas para a sua implementação, de acordo com os protocolos e procedimentos validados. A formação, assim como a tutoria avançada apoiar à utilização consciente dos jogos sérios AGIlidades. Os profissionais que frequentam esta capacitação já testemunharam sobre a sua importância.

Rosa, M., Lopes, S., Silva, E., Pincegher, D., Martins, N. (2023). Description and Subjective Evaluation of an Interdisciplinary Online Training Program Based on Games for Social Care and Health Professionals (pp. 127–139). https://doi.org/10.1007/978-3-031-44751-8_9